quarta-feira, 27 de abril de 2016

Vantagens de OGMs

Colégio Adélia Camargo CorreaMaria Clara nº 22 2CD-A


O QUE SÃO OGMs?

Organismos geneticamente modificados são definidos como toda entidade biológica cujo material genético (ADN/ARN) foi alterado por meio de qualquer técnica de engenharia genética, de uma maneira que não ocorreria naturalmente. A tecnologia permite que genes individuais selecionados sejam transferidos de um organismo para outro, inclusive entre espécies não relacionadas. Estes métodos são usados para criar plantas geneticamente modificadas para o cultivo de matérias-primas e alimentos.
Essas culturas são direcionadas para maior nível de proteção das plantações por meio da introdução de códigos genéticos resistentes a doenças causadas por insetos ou vírus, ou por um aumento da tolerância aos herbicidas.
- Ácido desoxirribonucléico (ADN), ácido ribonucléico (ARN): material genético que contêm informações determinantes dos caracteres hereditários transmissíveis à descendência;
Vantagens de OGMs
●Tolerância a Herbicidas – Aumento da Produtividade
●Tolerância a Insectos – Redução dos Químicos Usados
●Redução do Uso de Fertilizantes
●Melhoria da Qualidade dos Alimentos
Interesse Econômico
●Clonagem
●Produção de Medicamentos
●Acabar com a Fome Mundial

Área de Cultivo de Transgênicos no Mundo

25 Países
As áreas de cultivo de transgénicos, os Estados Unidos lideram o ranking (com 62,5 milhões de hectares) e Argentina está colocada no segundo lugar (com 21 milhões hectares). Nestes dois países, a área com OGM's representa 80% do total cultivado. O Brasil, com 15,8 milhões de hectares cultivados com soja, algodão e milho, está na terceira posição no ranking dos maiores produtores de transgénicos.
O maior crescimento de área plantada com transgénicos foi registrado pela Índia, que igualou o Canadá no quarto lugar do ranking, registrando um acréscimo de 23%, para 7,6 milhões de hectares. Em quinto lugar, vem a China com 3,8 milhões de hectares.
 Na África onde os desafios dos agricultores são maiores. Atualmente, são 25 os países produtores deste tipo de culturas, sendo que 15 são países em desenvolvimento. Os três países que iniciaram, em 2008, a produção de culturas GM foram: Bolívia (soja), a Burkina Faso (algodão) e o Egipto (milho).


FONTES:

www.agricultura.gov.br
ogmespan.blogspot.com.br


Data de acesso 24 de abril de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário