quarta-feira, 27 de abril de 2016

Tudo sobre Alimentos Transgênicos 2016

PRIMEIRA PROPOSTA

Alimentos transgênicos são geneticamente modificados com o objetivo de melhorar a qualidade e aumentar a produção e a resistência as pragas,visando o lucro.O DNA desses alimentos são modificados para que os mesmos possam combater sozinhos certos tipos de pragas, e sendo assim evitar ou diminuir a quantidade de agrotóxicos utilizados na lavoura durante as plantações, porem isso ocorre quando os alimentos recebem uma injeção de certos tipos de bactérias e fungos afim das mesmas se protegerem contra. Porem quando se modifica um alimento também ocorre a perda de nutrientes, afinal a própria planta necessita dos mesmos para combater as pragas, com isso o alimento que chega em nossas mesas possui uma quantidade de agrotóxicos maior do que o normal, pois a planta possui em seu DNA, e mesmo assim também são utilizados agrotóxicos nas plantações,ou seja, ingerimos um alimento com pouca quantidade de proteínas, grande quantidade de agrotóxicos e que não “mata a fome” apenas enche seu estomago dando a sensação de alimentação completa, porem com isso há muitas pessoas que vivem ingerindo alimentos transgênicos, comem bem, e mesmo assim possuem anemia por exemplo.Alguns produtos são geneticamente modificados para obterem um maior valor nutricional,com isso a quantidade de doenças causadas uma certa falta de vitamina pode ser suprida na utilização de alimentos transgênicos modificados especialmente para obter um valor maior daquela vitaminas.Existem também alimentos transgênicos para que obtenham um tamanho maior, ou que produzam mais, ou que resistam mais as condições climáticas, e resistam mais tempo após a colheita.

PONTOS POSITIVOS

1.    Aumento da produção
2.    Maior resistência a pragas
3.    Resistência aos agrotóxicos
4.    Aumento do conteúdo nutricional
5.    Maior durabilidade e tempo de estocagem


PONTOS NEGATIVOS

1.    A seleção natural(onde somente quem se adéqua ao meio consegue sobreviver) tende a ser maior nos alimentos NÃO transgênicos do que nos transgênicos.
2.    Eliminação de populações naturais de insetos,animais e outras espécies de plantas
3.    Aumento de reações alérgicas em determinadas pessoas.

SEGURANCA

Muitas plantas são cultivadas e analisadas pela EMBRAPA(empresa Brasileira de pesquisa Agropecuária), porem a comercialização desses alimentos ainda NÃO estão autorizadas. A maior parte de explicações do porque alimentos transgênicos ainda não possuem autorização de comercialização de alimentos transgênicos pelo motivo das polemicas geradas pelo impacto ambiental,já que os próprios alimentos não alterados fazem parte da alimentação de certas cadeias alimentares, e pelas reações alérgicas já comprovadas em certas pessoas.
A empresa responsável pela autorização do plantio e da comercialização desses produtos e a CTNBio(comissão técnica nacional de biosseguranca).


         ROTULAGEM

Muitos transgênicos estão chegando à mesa dos consumidores sem as devidas informações. Todos os consumidores têm o direito de saber o conteúdo do produto que está consumindo e as consequências disso, inclusive qual foi à técnica empregada para a melhoria daquele alimento.

LINKS

Observações.

 Algumas pessoas pensam que a utilização dos alimentos transgênicos não e necessária e nem recomendada pois pode haver um impacto na saúde muito grande devido as químicas utilizadas, e ao nosso corpo não possuir enzimas para digerir esse tipo de alimento, alem de causar como já foi dito um impacto ambiental,e que o custo beneficio desse tipo de alimento não equivale ao custo do investimento do próprio, sendo assim não se pode dizer que seria econômico a utilização desses tipos de alimentos. Há também quem diga que a utilização dessa técnica pode acabar com a fome, porem para isso esse tipo de alimento deveria obter a quantidade nutricional exata que necessitamos ao ingerir.


SEGUNDA PROPOSTA

Transgênico e qualquer ser vivo que passou por mudanças genéticas em laboratório pra alterar alguma característica. No caso dos alimentos, olha so o que já foi feito por ai...

·       Milho transgênico- feito para “resistir”mais a certas pragas,e assim,exigir menos agrotóxicos(defensivos agrícolas)
·       Soja transgênica- leva 1(um) tipo de herbicida(agrotóxico) no cultivo,enquanto a soja convencional exige 5(cinco) tipos diferentes deles.
·       Algodao transgenicos- segundo a Monsanto,maior produtora de alimentos transgenicos do mundo,esse algodão “superresistente” a insetos e pragas, diminui em 20% o uso de agrotóxicos.

Ate aqui, tudo “aparentemente” bem,mas a polemica começa quando institutos como o Greenpeace e o instituto Akatu,bem reconhecidos por defenderem o nosso meio ambiente, levantam questões como essas:

1.” Alterar um gene pode refletir em outros problemas ,um único gene e responsavel por um monte de características de plantas,e não so daquelas que os cientistas querem mexer. Em outras palavras, pode-se mexer no que quiser, e aparecer o que não se era previsto..”

LINK




NOME: Luiza Fernandez Nascimento

N. 21
2CD – A

Nenhum comentário:

Postar um comentário