quinta-feira, 28 de abril de 2016

Os Transgênicos Cultivados No Brasil



Os Transgênicos Cultivados No Brasil

        De início, podemos dizer que o Brasil é o 2º maior produtor de transgênicos pelo 5º ano seguido, apenas perdendo para os Estados Unidos em área de cultivo de transgênicos, com cerca de 23% do total mundial, segundo dados do relatório do ISAAA (Serviço Internacional para Aquisição de Biotecnologia Agrícola). Sendo o maior (1º lugar) consumidor de transgênicos desde 2008.
        Nossa área de transgênicos brasileira chega a 40,3 milhões de hectares.
        Sobre sua produção, seus principais produtos transgênicos são:

        Milho - Com as variantes transgênicas respondendo por mais de 85% das atuais lavouras do produto no Brasil e nos Estados Unidos, não é de se espantar que a pipoca consumida no cinema, por exemplo, venha de um tipo de milho que recebeu, em laboratório, um gene para torná-lo tolerante a herbicida, ou um gene para deixá-lo resistente a insetos, ou ambos. Dezoito variantes de milho geneticamente modificado foram autorizadas pelo CTNBio, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia que aprova os pedidos de comercialização de OMGs.



Feijão - A Empresa Brasileira para Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, conseguiu em 2011 a aprovação na CTNBio para o cultivo comercial de uma variedade de feijão resistente ao vírus do mosaico dourado, tido como o maior inimigo dessa cultura no país e na América do Sul. As sementes devem ser distribuídas aos produtores brasileiros – livre de royalties – em 2014, o que pode ajudar o país a se tornar autossuficiente no setor. É o primeiro produto geneticamente modificado desenvolvido por uma instituição pública brasileira.

        Soja - No mundo todo, o grosso da soja transgênica, vai direto para a alimentação dos animais, o seu subproduto que é o óleo, é o que consumimos e há ainda o leite de soja, tofu e bebidas de frutas, todos possuem proteínas transgênicas.



      Sendo que a maior distribuição de vossos transgênicos, é focada para o mercado interno, considerando que boa parte do continente Europeu não costuma fazer a compra de tais alimentos.
        Sobre os produtos transgênicos, a utilização destes organismos, e de produtos que os contém, é um tema de bastante destaque e controvérsias. Os defensores - como as empresas Monsanto, Dupont, Syngenta, Groupe Limagrain, Land OLakes, KWS AG, Bayer Crop, Takii, Sakata e DLF-Trifolium - afirmam que estes alimentos são mais produtivos e resistentes, reduzem o uso de pesticidas e podem acabar com o problema da fome no mundo. Assim, segundo eles, os OMG se utilizam de menos recursos naturais, e melhoram a vida dos agricultores.
 Já a vertente contrária frisa primeiramente as questões éticas, questionando até onde vai o direito humano de alterar a natureza; e aponta que, desde Malthus, sabe-se que o problema da fome não é em razão da falta de alimentos, mas sim à má distribuição destes – o que contraria o argumento dado por aqueles que defendem os GMO.
        Sendo o Brasil, o país que mais usa agrotóxico, podemos fazer duas perguntas:
Por que o Brasil lidera o ranking de uso de agrotóxicos? Temos mais pragas que os demais países?








É uma somatória de razões. A mais óbvia é que somos um dos maiores produtores agrícolas do mundo, de soja principalmente. Uma outra é que nossas sementes melhoradas já são pensadas para usar agrotóxicos. São selecionadas até um certo ponto em que, realmente, dependem destes produtos. E, para dar a produtividade que se espera, demandam grandes quantidades. Em terceiro lugar, não temos mais pragas, mas, por usarmos agrotóxicos há tantos anos, nossas pragas ficaram mais resistentes. É um espiral que vai aumentando.





         Trabalho feito pelos alunos: 
Guilherme Goes - Nº 11;
Lucas Medeiros - Nº 16; 
Tales Cabral Nogueira - Nº 25;
Vinícius do Carmo - Nº 26.
 


Bibliografia:

Foi possível acessa-lo em 26/04 de 2016: http://bioretro.eco.br/alimentos-transgenicos/

Foi possível acessa-lo em 26/04 de 2016: http://brasilescola.uol.com.br/biologia/transgenicos.htm

Foi possível acessa-lo em 26/04 de 2016: http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2014/02/brasil-e-o-2-pais-que-mais-cultiva-transgenicos-diz-estudo.html

Foi possível acessa-lo em 26/04 de 2016: http://economia.uol.com.br/agronegocio/noticias/redacao/2014/02/14/brasil-tem-2-maior-cultivo-e-producao-de-transgenicos-que-mais-cresce.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário