quarta-feira, 27 de abril de 2016

Alimentos transgênicos: as duas faces da moeda

Alimentos Transgênicos
O que são esses alimentos que causam dúvida e despertam diversos pontos de vista, será que eles sempre resultam em algo positivo?
Alimentos Transgênicos são Organismos Geneticamente Modificados (OGM), e funcionam da seguinte forma: O vegetal desejado recebe através de técnicas de transformação genética um ou mais genes fazendo com que mais de um seja depositado em uma célula, esta se multiplica formando cópias idênticas a ela. Esta tecnologia obteve incríveis resultados já que o gene não precisa vir necessariamente de um vegetal fazendo com que o mesmo consiga produzir seu próprio inseticida já q o gene veio de uma bactéria.
Ultimamente esses alimentos tem despertado pontos de vista opostos, claro que os mesmos têm uma forte influência econômica e social fazendo com que eles sejam manipulados de forma positiva ou negativa de acordo com interesse de cada um deles por isso apresentaremos os dois pontos de vista.
Positivo (a favor dos alimentos transgênicos): Aumento na produção de alimentos já que terão menos pragas resultando menos perdas, barateamento dos produtos, maior durabilidade favorecendo o estoque e armazenamento. Por consequência diversos países já adotaram esse tipo de alimento como: Estados Unidos (Melão, Soja, Tomate, Algodão, Batata, Canola e milho) União Europeia (Tomate, Canola, Soja e Algodão) e Argentina (Soja, Milho e Algodão).
Negativo (contra os alimentos transgênicos): A contaminação genética pode ter também um efeito devastador na biodiversidade do planeta. Ao liberar organismos geneticamente modificados na natureza, colocamos em risco variedades nativas de sementes que vêm sendo cultivadas há milênios pela humanidade. Além disso, os transgênicos podem afetar diretamente seres vivos que habitam o entorno das plantações, conforme indicam estudos científicos.
Conclusão: Os alimentos transgênicos são muito bons em relação socioeconômico e prejudiciais a ecologia e o ecossistema...

Componentes do Grupo:
Carolina Souza de Almeida Santos, n°4
Beatriz Celeste, n°32
Gustavo dos Santos, n°12
Desirée Gonçalves, n°31

Fontes:
http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/3833/-1/alimentos-transgenicos.html, acesso: 26/04/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário